Chuí: Passeios na fronteira do Uruguai com o Brasil
Aproveitando os dias que passamos no Chuí, fizemos algumas incursões no país vizinho, Uruguai.
Saindo do Chuí, e entrando no Uruguai pela Ruta 9 em trechos de até 50 km, encontramos um dos primeiros “miradores de aves” que existem por todo o país vizinho.
Trata-se de uma pequena estrutura de madeira, com janelas para a observação e fotografia de aves, em regiões previamente escolhidas. Normalmente são banhados, lagoas e regiões assemelhadas. Nestes locais, o observador além de ficar protegido do sol ou da intempérie, pode montar descansadamente seu equipamento, e ficar esperando as aves se aproximarem. Isto significa que é um local de observação qualificado como fácil.
A experiência é extremamente interessante, pois tanto as aves, como outros animais, já acostumados com aquela edificação, não se importam com o movimento dentro dela, ficando completamente apáticas à presença de humanos.
Em vários folders e catálogos do Uruguai, os “miradores” são identificados como locais de turismo, o que certamente traz mais divisas ao país.
Na Inglaterra e outros países do mundo, existem empresas especializadas em construir “hides” voltados para a observação de aves. É toda uma cadeia de movimentação da economia, que como resultado principal, gera educação ambiental.
A relação de espécies visualizadas não é diferente da encontrada no Rio Grande do Sul, até pela proximidade e semelhança dos biomas dos dois locais. Algumas espécies, consideradas vulneráveis no Brasil, lá são encontradas com mais facilidade, como o veste-amarela e a noivinha-de-rabo-preto. No total, visualizamos mais de 50 espécies em poucas horas de observação.
Ficamos pensando em quantos locais no Brasil seria proveitoso ter este tipo de estrutura, com um custo baixíssimo, e criando uma consciência ecológica muito facilmente. Bem perto dali, o banhado do Taim, e o Parque da Lagoa do Peixe, que tem biomas semelhantes ao da fronteira com o Uruguai, poderiam ser equipados com alguns “hides”, para facilitar a observação de nossa fauna.
Fica lançado o desafio, para aqueles que gerenciam parques no Brasil, Secretarias de turismo e meio-ambiente, e associações ligadas à preservação do meio-ambiente em geral.
Realizei alguns vídeos junto ao Mirador de Aves, de alguns indivíduos que estavam próximos:
Veste-amarela
viuvinha-de-óculos fêmea
http://youtu.be/igSbe8vGx08
viuvinha-de-óculos macho
http://youtu.be/J6U3xL-jS7Y
1 Resultado
[…] Chuí: Passeios na fronteira do Uruguai com o Brasil […]