Passarinhando em Pouso Redondo, Lages e Blumenau
Pequeno passeio na região do vale do Itajaí – Blumenau, Pouso Redondo e Lages.
No centro do estado de Santa Catarina, se encontra a cidade de Pouso Redondo, grande produtora de arroz. Apesar dos venenos usados na lavoura, ainda encontramos algumas espécies de aves interessantes, além de outros animais e vegetais variados.
Em rápida passagem pela cidade, vindo de Blumenau com destino a Lages, sem fazer nenhum esforço especial para obter mais quantidades ou espécies, fiz o registro de algumas aves e outros animais que passaram na minha frente, ou que me chamaram a atenção.
Destaque para o gavião-tesoura, observado em dois locais diferentes, um em Braço do Trombudo, o outro em Lages.
A curicaca sempre presente nesta região, permitiu fazer algumas fotos com as asas abertas e voando.
Várias espécies de garças e aves aquáticas foram também encontradas na região.
Um bando de tiribas-de-testa-vermelha fizeram grande alarido ao chegarem em um pomar de peras, onde fizeram uma boa refeição baseada nas frutas.
Também registramos coleirinho, carruíra, garça-branca-pequena, suiriri, polícia-inglesa-do-sul, tapicuru-de-cara-pelada, quero-quero, pica-pau-do-campo, canário-da-terra-verdadeiro, tico-tico, sabiá-do-campo, andorinha-pequena-de-casa, urubu-de-cabeça-preta, bem-te-vi, neinei, mariquita, beija-flor-preto, joão-de-barro, garça-branca-grande, garça-vaqueira, sanhaçu-cinzento, pomba-de-bando, jaçanã.
O lifer da viagem foi a figuinha-de-rabo-castanho, observada na beira de um riacho, desde a estrada. Como a estrada estava a uns 8 metros acima do nível do riacho, eu pude observar a copa das árvores, onde a figuinha procurava a sua comida. Junto com o bando de figuinhas, estava um caneleiro-de-chapéu-preto.
Dentre os mamíferos, destaque para o serelepe, roendo butiás. Interessante que o animal cospe fora a polpa do butiá, comendo somente a amêndoa dentro do caroço. É extremamente rápido na abertura da cápsula, para alcançar o miolo da semente.
Nos anfíbios, um lagarto teiú, atravessou a estrada quando eu vinha passando, dando uma sopa para a fotografia.
Também registrei, por diferente, uma espécie de banana, de frutos vermelhos. É bem atrativa, mas os animais aparentemente não a comem, pois não tinha sinais de ataque dos mesmos.
Alguns vídeos que registrei do tapicuru e do serelepe estão nos links abaixo:
http://youtu.be/wpPG1WroSFs
http://youtu.be/NgIpIA3-uhk
http://youtu.be/_hChQW9LyDM
http://youtu.be/V3T6amiYw3U