Em Viamão, o Banhado dos Pachecos é uma boa opção para birdwatching
Perto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na cidade de Viamão, a 30km da capital, fica a Área de Preservação Ambiental do Banhado dos Pachecos, uma área com um bioma predominante pampa. Nela ainda sobrevivem o cervo do pantanal, entre outras espécies que podem ser observadas na reserva de 2.500 hectares. A administração da área é do estado do Rio Grande do Sul, e visitas somente são permitidas com autorização da administração para pesquisadores e escolas. Na área do banhado são formadas as nascentes do Rio Gravataí, cuja foz é no estuário do Rio Guaíba.
Saindo de Porto Alegre pela rodovia RS-040, passando pela entrada de Viamão, até o distrito de Águas Claras. Ali existe uma placa indicando o rumo para chegar na reserva. A entrada é na estrada da Canita, coordenadas: -30.123844, -50.846205
O grupo do Clube de Observadores de Aves tem visitado periodicamente a reserva, com o objetivo de registrar as aves existentes na mesma. Como é uma área de banhados, é indispensável o uso de botas impermeáveis, para caminhar nas trilhas. No local existe uma barragem, com um lago artificial, onde podem se observar as aves aquáticas. Em lado oposto há uma área com uma pequena mata de restinga, onde se encontram outras espécies de aves, e até, com sorte, o cervo do pantanal.
Na área lindeira à reserva, há um assentamento do INCRA, numa área de 9.000 hectares, onde se incentiva a produção de arroz sem agrotóxicos.
Seguindo rumo ao nordeste, é possível chegar até o banhado do Chico Lomã, que faz parte do mesmo manancial aquático, mas já situado no município de Santo Antônio da Patrulha. Ali também é uma zona rica de aves, que podem ser observadas da própria estrada. O acesso pode ser feito pela estrada das Lombas, na coordenada: -30.113471, -50.792551
http://www.coapoa.org/index.php/saida-aberta-banhado-dos-pachecos
http://www.revistaevidencia.com.br/artigos/edicao-175—abril/204-natureza6100.html
Como podemos visitar com o grupo de escoteiros?