Na Praia do Forte- Bahia, o Parque Klaus Peters é imperdível
Parque Klaus Peters – riqueza de fauna e flora
A Praia do Forte, situada no município de Mata de São João na Bahia, é um dos paraísos ecológicos que está sendo depredado pela especulação imobiliária. Fica distante 60km do aeroporto de Salvador, rumando para o Norte, pela Estrada do Coco, BA-099. A distância é percorrida em uma hora de carro, que pode ser locado no próprio aeroporto de Salvador.
Mesmo contando com 3 grandes reservas florestais, a especulação avança em alta velocidade destruindo grande parte das matas ainda não incluídas em reservas.
No lago Timeantube, uma ilha foi transformada em uma área de lazer, com uma trilha de 3km, e denominada Ilha dos Pássaros, dentro do Parque Klaus Peters, que foi um dos grandes preservacionistas morador da Praia do Forte. Empresário de São Paulo, foi o precursor do desenvolvimento da Praia do Forte, onde construiu o Hotel Iberostar, hoje de propriedade de um grupo português.
O parque, com uma trilha de calçamento de pedras de cimento, tem inúmeras placas de orientação, tanto das distâncias, como da fauna lá existente.
Tem uma área de 253 hectares, onde se encontram lagoas, dunas, brejos, restinga e mata Atlântica, com uma cobertura arenosa em toda a sua extensão.
Como o sol é implacável, e as sombras aproveitáveis são poucas, é preciso levar água para uma caminhada durante o dia. O parque abre as 06h da manhã, um horário mais indicado para a exploração. Não há venda de bebidas ou alimentos no interior do parque.
O parque fica a 150m do centro da praia, portanto o acesso é feito caminhando mesmo. Tem portarias nas entradas, e não é cobrado ingresso. Há registro de assaltos a turistas dentro do parque, portanto é aconselhável andar em grupos de várias pessoas, como forma de inibir a ação da bandidagem.
A visita a esta ilha, é um passeio imperdível pela sua beleza e paisagismo apurado, deixando bastante espaço para os animais viverem com tranquilidade.
Fotos do Parque Klaus Peters na Praia do Forte – Bahia
sanhaçu-cinzento
coruja-buraqueira
Publicar comentário