No Parador Casa da Montanha, uma opção é o birdwatching
Parador Casa da Montanha é um bom lugar para observar pássaros
O município de Cambará do Sul, no nordeste do Rio Grande do Sul, tem vários atrativos naturais, entre eles os famosos cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza. É uma região de grande altitude, em média 900 metros, o que faz com que a biodiversidade seja diferente das regiões do Pampa.
Perto do Itaimbezinho, um dos estabelecimentos de hospedagem, é o Parador Casa da Montanha, um estabelecimento onde os quartos são barracas témicamente isolantes, e o cliente fica praticamente “acampando” na área.
Junto ao conjunto, que tem a sede do empreendimento construída em pedra, com restaurante e sala de convivência, existe uma pequena reserva de mata de araucária e outras essências, onde é possível encontrar diversos animais.
Estivemos durante um fim-de-semana no local, e pudemos apreciar tanto os pássaros que vem aos comedouros perto do hotel, como diversas espécies nas árvores da mata adjacente.
Algumas espécies endêmicas da região, como o grimpeiro e grimpeirinho, são facilmente encontradas nas araucárias, que é a árvore que lhes dá o alimento.
Birdwatching no município de Cambará do Sul
Além do Parador Casa da Montanha, a região dos Cânions é muito rica em espécies que somente são encontradas em altitudes, por isso não são encontradas na região sul do estado.
Como existem muitas nascentes e lagos, a atração de pássaros para estes locais é permanente, permitindo observá-los com facilidade, dado que esta região, tem muitas áreas não cobertas por florestas, mas sim pelos campos de cima da serra.
A área dos cânions, principalmente o Itaimbezinho, que fica próximo ao Parados, é bem organizada, com trilhas e mapas indicativos dos principais atrativos do local. Nesta região, nos pequenos nichos de arborização, também se encontram diversas espécies de aves, típicas da região, como a gralha-azul, com sua vocalização estridente e geralmente em bandos.