Observatório de aves – um atrativo turístico

Uruguai – onde o meio-ambiente tem importância

Um país pequeno, mas que incentiva à  preservação do meio-ambiente, através da observação de aves. Lá, distribuído por todo o país, existem diversos “Miradores de Aves”, que nada mais são do que cabanas de madeira, construídas à beira de lagos e áreas de banhado.

Observatório quase na fronteira do Chuí

Observatório de aves quase na fronteira do Chuí

Com o passar do tempo, elas ficam integradas ao meio-ambiente, e não causam mais espanto às aves, que começam a circular livremente por perto. Os observadores podem então, de distâncias muitas vezes muito pequenas, observar e fotografar estas aves.

observatório de aves no Uruguai

Observatório de aves no Uruguai

Pequenos investimentos, que proporcionam muitos dólares ao país vizinho, sem contar na educação ambiental que é promovida através deste recurso. É algo que falta no Brasil, para aumentarmos mais nossas facilidades de observação.

DSCN0626As estruturas são bem simples, de madeira bruta e crua, sem pintura, e sem efetuar conservação, porque quanto mais naturais elas parecerem, mais integradas ao meio-ambiente ficarão.

DSCN0546 DSCN0544Estivemos visitando três destes observatórios, na região perto da fronteira com o Brasil. Um fica em Arroyo de los Indios, na Ruta  14 em diração à Lascano. Este está na beira da estrada, com vista para uma área de banhado, que se estende dos dois lados da estrada. Outro observatório fica dentro do Parque de Santa Teresa, perto do mar. Também dá vista para uma área alagada, com várias passarelas sobre o banhado. O terceiro fica bem perto da fronteira do Brasil, quem sai do Chuí pela Ruta 19, em direção à cidade de Dieciocho de Julio. Fica a uns cem metros antes da aduana. Também dá vista para um banhado.

Observatório de aves

Observatório de aves

Janelas do Observatório de aves

Janelas do Observatório de aves

Observatório de Aves no Brasil

Há poucos meses, conseguimos com apoio de uma prefeitura do litoral gaúcho, implantar um primeiro observatório de aves no estado, com uma pequena construção e uma passarela para atravessar um banhado. Esperamos que esta seja uma iniciativa pioneira, a ser expandida por todo o nosso país, e utilizada inclusive, como no Uruguai, como um atrativo turístico.

DSCN0520 DSCN0519 DSCN0494O ministério do turismo do Uruguai, divulga em seu site os “miradores”:

Turismo de observação de aves

Alguns dos miradores visitados estão relacionados em:

Miradores de Aves

Algumas fotos feitas na região dos miradores perto da fronteira com o Brasil:

Fotos obtidas nos observatórios do Uruguai

Chuí: Passeios na fronteira do Uruguai com o Brasil

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.