Parque Nacional da Lagoa do Peixe – Tavares e Mostardas

Parque Nacional da Lagoa do Peixe – Tavares e Mostardas

Distante cerca de 230km de Porto Alegre, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe – PNLP é um paraíso das aves migratórias, que ali fazem uma parada nas suas viagens entre os dois extremos da terra. Também espécies nativas se movimentam em bandos de centenas e, às vezes, milhares de indivíduos.

lagoa do peixe

Placa indicativa da trilha do talhamar

Como a presença antrópica ainda é baixa, o local está relativamente intacto, menos por mérito do governo, que pouco faz para preservar um dos santuários mundiais das aves limícolas. Talvez a melhor atitude é a não conservação das estradas, o que dificulta bastante o acesso. Infelizmente também quase nada é feito para evitar a propagação de essências exóticas, que foram plantadas com intuito comercial, e que infestam quase toda a área do parque.

lagoa do peixe

Flamingos-chilenos presentes durante todo o ano

O acesso é precário, a estrada asfaltada costuma ter trechos sem asfalto, e os acessos finais são sempre em chão arenoso, que costuma criar atoleiros para veículos comuns.

Passados os meses do verão, normalmente a barra da lagoa fecha naturalmente, devido à escassez de chuvas, e a areia se encarrega de bloquear o canal entre a lagoa e o mar. Normalmente, no mês de agosto ou setembro, a prefeitura abre novamente o canal com escavadeira mecanizada.

A melhor época para observar as aves na região, é na última semana de abril e primeira semana de maio, que é quando as aves já bem alimentadas, voltam da Patagônia, e rumam para o ártico, no hemisfério norte, para procriarem. Nesta oportunidade, elas além de estarem bem alimentadas exibem sua bela plumagem nupcial.

Para quem gosta de ver grandes bandos de aves de diversas espécies, é um passeio imperdível. É o meu destino predileto para observação de aves.

lagoa do peixe

Bando de trinta-réis

Tanto em Mostardas como em Tavares existem diversas pousadas e restaurantes para receber o turista.

Uma delas, especial para quem procura mais informações sobre as aves da região, é a Pousada Parque da Lagoa, com seu proprietário Batista, incansável no auxílio aos passarinheiros. Todos os anos, ocorre na região um festival brasileiro das aves migratórias.

https://www.facebook.com/parnalagoadopeixe

http://www.hotelparquedalagoa.com.br/web/

Fiz uma coletânea de alguns vídeos de minha autoria, de bandos de aves e locais no PNLP, onde se podem avistar milhares de aves limícolas, tanto na beira-mar, como junto à lagoa.

http://youtu.be/OlYXv_JBpOI

http://youtu.be/w5lf7MR6kIM

http://youtu.be/6XjDg6fnXjI

http://youtu.be/–oOKuAAryU

http://youtu.be/u1n4G0BTkzk

http://youtu.be/CmAjOREnrZs

http://youtu.be/7n0XfDjvbik

http://youtu.be/GuOy2CgmnJk

http://youtu.be/qUG6iOAiS_8

http://youtu.be/G1MNABsKYZU

http://youtu.be/mdMKHPbwWfM

http://youtu.be/BSIFmnDDkJQ

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Eliana Leite disse:

    Prezado
    Menos que um comentário – gostaria de saber se é na Trilha Talhamar / proximidades que se situa uma rústica pousada, distante 0,5 Km da Lagoa do Peixe. Não se encontra em nenhum site de pousadas e acabei perdendo informações sobre ela. Não dispõe de wifi, celular é inviável e oferece cavalgadas até a lagoa.
    Agredeço se puder passar a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.