Birdwatching no Espírito Santo – Vitória, Serra, Aracruz, Sta. Teresa, Afonso Cláudio
Espírito Santo : O roteiro
Viagem aérea iniciando em Porto Alegre, com escala no Rio de Janeiro e final no aeroporto de Vitória- Espírito Santo
Participantes: três observadores do COA-POA, de Porto Alegre, RS.
Em Vitória, carro locado da Alvo Rent a Car, total de quilometragem rodados durante a viagem: aproximadamente 700 km. Um pequeno trecho nas proximidades da Pousada Cantinho dos Três Pontões ainda não está pavimentado, mas a qualidade da estrada é boa, podendo ser realizada em carro de passeio normal.
Período total da viagem: de 18 a 30 de novembro de 2014.
Do aeroporto de Vitória fomos até Anchieta, e de lá voltamos após três dias para Vitória, passando por Guarapari. A próxima escala foi Santa Teresa. Seguindo fomos para Afonso Cláudio, e desta cidade passamos por Domingos Martins, voltando à Vitória – Espírito Santo – para tomar o avião de retorno.
Observações gerais de Espírito Santo:
Digno de registro e de agradecimento, o entusiasmo, grande conhecimento e desprendimento dos observadores do COA -ES que nos acompanharam, Mário Candeias em Vitória, Rosemberg Martins em Santa Teresa, e Israel Kuster e José Ronaldo de Araújo em Afonso Cláudio. Eles não mediram esforços para nos mostrar as diversas espécies existentes em cada região, mostrando que o COA do Espírito Santo tem grande competência e domínio sobre a fauna do seu território.
Fato positivo foi a pequena presença de vendedores ambulantes, mendigos e guardadores de automóveis, comparativamente a outras regiões. Não presenciamos, em nenhum momento, situações de risco de assalto ou similares. Mas cautela não faz mal a ninguém…
Clima agradável, sem calor excessivo, pouca chuva nos dias de visitação, apesar de ser época de muita chuva na região. Notamos uma ausência quase total de pernilongos e outros insetos na zona urbana, em poucos locais de mata havia alguns insetos, mas que não exigiram sequer o uso de repelentes.
A observação em geral pode ser considerada de dificuldade média, grande parte foi realizada com automóvel, e alguns trechos caminhando. As condições de iluminação foram quase sempre razoáveis ou boas, proporcionando a tomada de boas fotos.
Os registros e peculiaridades de cada localidade:
Anchieta – Foi o início da viagem, reservada para descanso e um pouco de praia, que ninguém é de ferro. Na praia, durante o descanso, encontramos várias limícolas -piru-piru, batuíra-de-bando, maçarico-pintado, vira-pedras, além de andorinha-doméstica-grande. Numa manhã, observamos da sacada do hotel, um gambá descendo de uma amendoeira, e sendo atacado por bem-te-vis.
Veja fotos em Anchieta: http://destino.blog.br/2014/12/11/anchieta-iriri-limicola/
Vitória e Região Metropolitana- Ficamos hospedados no Bristol Residence, perto da praia de Camburi e de fácil saída para os locais de observação programados. Fomos guiados e acompanhados pelo Mário Candeias, que fez um tour pelas cidades de Serra – Aracruz e Vitória no campus da UFES. Registramos entre outras as seguintes espécies: arapapá, figuinha-do-mangue, arapaçu-de-bico-branco, saracura-três-potes e saracura-matraca, garrinchão-pai-avô, frango-dagua-azul, pato-do-mato, saira-beija-flor, bacurauzinho- da-caatinga e diversas espécies de beija-flores.
Em Aracruz, no distrito de Santa Cruz, especial momento com a visita na Estação Biológica Marinha Ruschi, comandada pelo André Ruschi que estava higienizando e abastecendo os bebedouros dos beija-flores.
Veja fotos da Região Metropolitana de Vitória: http://destino.blog.br/2014/12/12/aves-vitoria-aracruz-serra/
Santa Teresa – No início da manhã, visitamos uma propriedade rural, onde avistamos o urubuzinho, o baiano, tiê-preto e diversas espécies de saíras. Na meio da manhã, fomos visitar o Museu Melo Leitão, no local onde ficava a casa do Augusto Ruschi, o maior pesquisador de beija-flores do Brasil. Neste local fomos acompanhadas pelo Rosemberg Martins, que nos mostrou as diversas espécies frequentadoras da área, que possui aproximadamente 10 hectares. Na cidade de Santa Teresa, Espírito Santo, ficamos impressionados com o ruído das cigarras, em ondas de intensidade muito altas, várias vezes durante o decorrer do dia.
No dia seguinte fomos visitar a Reserva Biológica Augusto Ruschi, onde observamos algumas espécies desde a estrada de acesso. Na sede administrativa observamos alguns animais taxidermizados. Em Santa Teresa, Espírito Santo, registramos além de diversas espécies de beija-flores, o zidedê, a choca-da-mata, tucano-de-bico-preto, saíras de diversas espécies, saí-azul, guaracava-de-barriga-amarela, tangará, jacuaçu com filhotes, aracuã-de-barriga-branca.
Veja fotos de Santa Teresa em: http://destino.blog.br/2014/12/09/aves-santa-teresa-espirito-santo/
Afonso Cláudio – A cidade tem vocação para observação de aves, incentivada pelo poder público. Várias placas com fotos de aves na rua central incentivam a população ao conhecimento das aves. Tem altitudes superiores a 1000 metros na zona onde estivemos. A quantidade de reservas e matas boas para observação fazem da cidade um polo de atração para observadores.
Ficamos hospedados na Pousada Cantinho dos Três Pontões, na zona rural do município, com vista panorâmica para o monumento de mesmo nome. Seu proprietário, Itamar Tesch, foi incansável na passarinhada realizada no primeiro dia, proporcionando o registro de várias espécies, entre elas, o barbudo-rajado, a águia-chilena, o gavião-tesoura, araçari-de-bico-branco, fogo-apagou, pombão, pica-pau-de-banda-branca, tempera-viola, fim-fim, gaturamo, anhuma, bico-de-veludo. Também um esquilo serelepe foi filmado nesta saída.
No dia seguinte, com a companhia do Israel Kuster e do José Ronaldo de Araújo, realizamos mais uma saída para diversos locais, avistando o macuquinho, trovoada, tesourinha-do-brejo, tico-tico-de-bico-preto, arapaçu-de-garganta-branca, tropeiro-da-serra, rendeira, bacurau-tesoura, formigueiro-da-serra, assanhadinho-de-cauda-preta.
Veja fotos de Afonso Cláudio em: http://destino.blog.br/2014/12/09/aves-em-afonso-claudio-espirito-santo/
Domingos Martins – Foi uma rápida passada na volta de Afonso Cláudio, o dia estava nublado, não permitindo sequer observar a famosa Pedra Azul. Entretanto, na área de acesso do parque da Pedra Azul, registramos o gibão-de-couro pousado sobre os telhados. Como última parada antes da viagem de retorno, pernoitamos no Hotel Fazenda China Park. O tempo não ajudou para mais uma passarinhada, pois choveu durante toda a nossa curta estada neste belo empreendimento. Mas pudemos verificar os comedouros e trechos da mata nativa, que com certeza, proporcionariam mais algumas fotos se o tempo ajudasse.
Conclusão: Tivemos a oportunidade de conhecer, além dos novos amigos do COA-ES, várias espécies da região sudeste. A viagem foi considerada muito produtiva, rendendo muitos lifers aos participantes. A vocação passarinheira da cidade de Afonso Cláudio é um ponto marcante – não conheço outra no Brasil com este incentivo direto à observação de aves.
Alguns vídeos gravados nesta viagem podem ser assistidos em http://destino.blog.br/2014/12/10/espirito-santo/
Agradecemos ao apoio logístico desta viagem, que foi proporcionado pelo jornalista Itamar Gurgel.
http://www.carroaluguel.com/alvo-rent-a-car
http://www.cantinho3pontoes.com.br/capa/capa.php
http://www.alliahotels.com.br/bristol/vitoria/la-residence-victoria
http://ehospede.com.br/brasil-iriri-anchieta-pousada-e-restaurante-recanto-da-pedra-506.html
http://www.hotelfazendachinapark.com.br/
http://www.ruschicolibri.com.br/biologia_estacao.php
Destino perfeito para a prática de birdwatching. Localidades estimulam o agroturismo e a observação de aves. Neste quesito, o estado se destaca pela grande diversidade de espécies registradas.
Osmar:
Obrigado pelo comentário, já está publicado!
Gilberto.
Ficamos felizes com a presença de vocês aqui em Afonso Cláudio. Pena que não conseguimos mais, devido a época não ser a ideal para observação de aves. Lembro Gilberto que o nome do meu colega é Jose Ronaldo de Araujo.
Israel:
Obrigado pelo comentário e correção, confiei na memória e ela me traiu!
Grande abraço do Rio Grande!
Gilberto.
Gilberto, parabéns pela bela viagem a terras Capixabas!!
Fico feliz que tenha dado tudo certo e que tenha encontrado essas pessoas maravilhosas que tanto amam nossas aves!!
Parabéns a todos.!!
Os colegas observadores capixabas foram incansáveis na busca dos lifers!