Manuais de Sobrevivência

Relacionamos dois manuais da melhor qualidade para as técnicas de sobrevivência.

  1. Manual de Sobrevivência na Selva do Exército Brasileiro
  2. Manual de Sobrevivência na Selva do IBGE.

Todos com o conteúdo semelhante, porém com abordagens diferentes para alguns assuntos.

As surpresas que uma pessoa pode encontrar ao simplesmente caminhar em uma área selvagem, como uma mata ou campo não habitado por pessoas ou animais domésticos, são bem diversificadas, e quem pratica esta atividade, precisa estar preparado para as situações de emergência que poderão ocorrer.

O manual abrange desde a psicologia da sobrevivência, até primeiros socorros, princípios de sobrevivência em vários ambientes, animais peçonhentos e outros assuntos pertinentes. Também contém instruções para construção de abrigos, marcha, alimentos e água. A orientação com o uso de instrumentos ou sem instrumentos também é explicada, provendo conhecimentos para o deslocamento em regiões desconhecidas.

Como fazer fogo, onde obter água potável, como fazer armadilhas para caçar animais para a alimentação, quais as plantas que são comestíveis, quais os maiores perigos que poderão ser enfrentados – é uma das seções que são abordadas.

No que tange ao tipo de ambiente, são abordados a sobrevivência nos trópicos, em desertos, em climas frios, no mar e nas costas de zonas alagadas, e também em condições invulgares, como ataque nuclear ou desastres naturais como  enchentes, incêndios, etc.

Diversos tipos de cobras venenosas e os cuidados que devem ser tomados para evitar as picadas destes peçonhentos também fazem parte deste manual.

O livro foi dividido em 6 volumes, para não ficar muito pesado, e facilitar a utilização. Todas as informações são de responsabilidade do autor, cujo objetivo é promover a segurança dos elementos das forças armadas.

Leia e estude-o com atenção, e bom proveito!

1)Disponibilizamos o Manual de Sobrevivência do Exército Brasileiro, disponível no link abaixo.

Manual do Exército Brasileiro de sobrevivência – IP 21-80

Manual de Sobrevivência na Selva

2) E o manual do IBGE, publicado em 1993:

Manual de sobrevivência do IBGE – 1993