Global Big Day 2015
Global Big Day 2015 – Grande Dia Global 2015
Numa promoção efetuada pela Universidade de Cornell e pela Audubon Society dos Estados Unidos da América, o último dia 05 de maio de 2015 foi escolhido para a grande atividade de identificação e contagem de espécies de aves em todo o mundo, Global Big Day 2015 .
A atividade, iniciada por volta de 1900 nos Estados Unidos, consiste em fazer o maior número possível de listas de aves avistadas nos mais diversos locais. Inicialmente restrita aos EUA, hoje é uma atividade mundial, onde observadores de aves de todos os recantos fazem suas listas, e as enviam para um site centralizador, que compila os dados, efetuando a publicação dos dados obtidos na internet.
Nesta edição, foram registradas quase 6.000 espécies de aves no mundo, representando mais de metade das espécies conhecidas. Colaboraram mais de 13.000 observadores em todo o mundo. Foram mais de 1.100 no Brasil e 281 espécies contabilizadas no RS. No RS, tivemos 27 observadores participando, que fizeram 49 listas de diversos locais.
Paralelamente à atividade de campo, foi realizado uma coleta de doações em dinheiro, com a finalidade de financiar a proteção das aves de uma forma geral. O objetivo inicial da observação era de atingir 4.000 espécies, o que foi amplamente suplantado.
A minha participação foi no município de Taquari, a aproximadamente 100 km de Porto Alegre, às margens do rio Taquari, na localidade de Porto Grande. É uma zona com bastante plantação de árvores exóticas como eucalipto e acácia-negra, portanto não muito propícia a encontrar espécies raras.
Várias regiões do estado foram mapeadas por observadores locais, resultando numa relação que representa aproximadamente 50% das espécies do estado apesar do baixo número de observadores ativos.
O Clube de Observação de Aves de Porto Alegre esteve ausente desta atividade, na qual, através de organização e incentivo aos seus associados poderíamos ter obtido um resultado bem mais expressivo. Entretanto, vários de seus associados participaram de uma forma independente, relacionando as avistagens para a organização. No Brasil, participaram de uma forma institucional na organização e divulgação, o Observatório de Aves do Instituto Butantan e a SAVE Brasil .
O objetivo maior do Global Big Day, além de mapear a distribuição das espécies, é de conscientizar a população da importância da preservação do meio-ambiente, e do combate à caça e aprisionamento das aves, incentivando a observação pura sem interferência no ecossistema.
http://ebird.org/content/ebird/news-pt/gbd-como/?lang=pt-br
http://ebird.org/ebird/globalbigday?yr=bigday2015&m=
Abaixo alguns registros efetuados no dia global.