Papagaio Charão – a estrela de Urupema

A foto do papagaio-charão da abertura é de Ari Fernando Raddatz.

Urupema no verão:

Estivemos na Ecopousada Rio dos Touros em Janeiro de 2016, fora da estação dos psitacídeos. Nossa intenção era verificar quais as espécies mais facilmente avistáveis nesta estação, em que os famosos charões ainda não chegaram.

ecopousada rio dos touros

Claro que muitos dos atrativos da época fria não foram encontrados, mas havia outros nos esperando. O  clima de montanha em pleno verão, quando no Rio Grande do Sul estávamos com mais de 30 ºC à noite, em Urupema chegou a fazer 5ºC, o que é surpreendente.

A Ecopousada Rio dos Touros em Urupema

A Ecopousada Rio dos Touros em Urupema, é a base dos observadores de aves

Na ecopousada, administrada pelo biólogo Ari Fernando Raddatz e por sua esposa Rose, ele, competente observador de aves, e um dos líderes nesta atividade na região, foram registradas diversas espécies, tanto nos comedouros, como na mata adjacente à pousada.

Pórtico de entrada de Urupema

Pórtico de entrada de Urupema

Nos campos, havia bastante caboclinhos-de-barriga-preta, entre outros. O tio-tio também foi localizado e deu uma mostra persistente.

Tio-tio posando para foto

Tio-tio posando para foto

Sanhaçu-fogo macho no comedouro

Sanhaçu-fogo macho no comedouro da ecopousada

Saíra-preciosa macho

Saíra-preciosa macho

Saíras, beija-flores, gaviões, andorinhas e diversas outras espécies também foram registradas.

Uma espécie que não conseguimos fotografar, apesar de ser facilmente localizável em vários trechos, foi o tapaculo-ferreirinho. É muito comum ouví-lo em diversos locais, mas para visualizá-lo já é difícil, o que dirá registrar uma foto dele. Procura fazer seus ninhos nas taipas, onde se esconde no meio da penumbra.

Bico-grosso no comedouro

Bico-grosso no comedouro

Grimpeirinho

Grimpeirinho

Em resumo, um clima agradável, sem muito calor nem muito frio, bastante diversidade de espécies, e um ambiente acolhedor que só o Fernando e a Rose conseguem proporcionar em sua Ecopousada.

Nos meses de outono, a estrela em Urupema é o papagaio-charão.

Papagaio-charão - foto de Ari Fernando Raddatz.

Papagaio-charão – foto de Ari Fernando Raddatz.

Já no mês de abril, inicia a época do papagaio-charão e do papagaio-de-peito-roxo, que chegam em Urupema em bandos de milhares de indivíduos. Nesta época, ocorre também o Festival do Papagaio-charão na cidade, com diversas programações, palestras e saídas a campo.

Fotos de Aves em Urupema – SC

Ecopousada Rio dos Touros

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.