Parque Nacional de Aparados da Serra
Destino: Parque Nacional de Aparados da Serra em Cambará do Sul – RS. O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou uma visita no Cânion do Itaimbezinho, nos dias 18 e 19 de março de 2017, com a participação de 18 associados.
Foto na Chegada ao Parque
Foto junto à Torre de Observação
Torre de Observação
Por que vale a pena visitar: A área onde ficam situados os Cânions do RS, a uma altitude de 900 metros, junto à divisa com Santa Catarina são de uma beleza insuperável, além de proporcionar a observação de várias espécies da região.
Vista dos Cânions
Destaques: Além dos desfiladeiros, algumas espécies oferecem oportunidades de observação excelentes, dado que grande parte da região é de campo aberto. Os campos desta região têm diversas espécies interessantes, entre elas as marias-pretas, o gibão-de-couro, noivinha-de-rabo-preto e diversos rapinantes.
Maria-preta-de-penacho
Gibão-de-couro com inseto
Maria-preta-de-garganta-vermelha
Nível de dificuldade: O nível de dificuldade pode ser considerado médio, dado que é necessário percorrer vários quilômetros para alcançar os locais de maior interesse. O relevo do solo também dificulta um pouco, pois há áreas com bastante inclinação, além de áreas de banhado. Em compensação, como quase sempre se caminha em áreas abertas de campo, a iluminação é favorável para o registro das espécies. A estrada que atende ao Parque, RS-427 também tem trechos com muitas pedras, obrigando a trafegar em baixa velocidade e com riscos de avarias nos veículos.
Trilha do vértice
Infraestrutura do local: a área que visitamos tem uma edificação pertencente ao Parque, onde se encontram sanitários. Não há atualmente na área do parque lancherias ou pontos de venda de alimentos e bebidas. É necessário levar todos os alimentos de fora do parque. A administração solicita também que todos os descartes sejam levados pelos visitantes, já que não há funcionários suficientes para o recolhimento. Existem áreas de campo, banhados e de colinas a percorrer, além dos mirantes do cânion. Para o pernoite, há várias pousadas na cidade de Cambará do Sul, a uma distância de 18km da entrada do Parque. Atualmente está sendo elaborado um novo plano de manejo e utilização do parque, com a inserção de diversas atividades turísticas. Há um projeto de reservar uma área especificamente para a observação de aves, com banhados, mata e campos. Esta área foi visitada pelos participantes da saída, que encontraram diversas espécies numa rápida passada.
Sede do Parque
Como chegar: Saindo de Porto Alegre, percorremos aproximadamente 200km até a entrada do Parque, conforme mapa do Google abaixo. Inicialmente percorremos a RS-020 até Tainhas, então após dois quilômetros na Rota do Sol retomando a RS-020 até a localidade do Crespo, antes de chegar a Cambará do Sul, entrando à direita até a RS-427, novamente à direita até a entrada do Parque.
Roteiro até Itaimbezinho, extraído do Google Maps
Quando ir: Nos finais de semana a área tem maior frequência de visitantes que vão ao Parque para visualizar os Cânions. É melhor por isso, visitar fora dos finais de semana, quando há menos perturbação. Deve-se considerar também que diversas espécies migratórias só estão presentes na primavera-verão. No fim do verão elas retornam para o norte do país, não sendo mais avistadas no Estado. No futuro, caso seja implementada uma trilha específica para Observadores de Aves, cujo acesso será mais restrito, não haverá mais a perturbação dos turistas em geral.
canário da terra
Álbum de fotos de diversos associados ao Clube de Observadores de Porto Alegre