Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Junto às Cataratas, o Parque das Aves de Foz do Iguaçu
O Parque das Aves, um empreendimento privado, com uma área verde de 16 hectares e mais de 1000 indivíduos entre mais de cento e cinquenta espécies de aves, é um local privilegiado e que deve ser visitado em Foz do Iguaçu, PR.
Em minha recente visita ao local, tentei visitar o parque num domingo, na parte da tarde. Mas a fila de entrada era quilométrica, fazendo qualquer intenção morrer de pronto. Deixei para fazer a visita no dia seguinte, chegando bem cedo.
Mesmo assim, já haviam entrado neste dia mais de cem visitantes no parque, a grande maioria argentinos, que estavam em grande número na cidade, devido às férias escolares em seu país.
Como a entrada do parque está situada bem em frente ao Centro de Visitantes das Cataratas no Brasil, tem facilidade em captar os visitantes das cataratas para a sua sede. A região faz parte da grande reserva florestal de Iguaçu, e o parque fica numa extremidade desta reserva.
Dentro do parque, observamos uma grande quantidade de aves locais, assim como uma menor quantidade de aves exóticas, principalmente africanas. Isto deve ser devido à origem dos fundadores do parque, que vieram da Namíbia.
Alguns viveiros maiores permitem uma interação entre o visitante e as aves, porque a pessoa atravessa os mesmos, ficando junto com as aves. Outros, devido às características dos animais, não permitem a aproximação entre o homem e as aves.
Durante nossa visita, havia a presença de diversas escolas, sendo que as crianças eram conduzidas por um monitor do parque que explicava e brincava com os pequenos.
A reprodução de espécies no Parque das Aves
Nas dependências do parque são realizadas também a reprodução de diversas espécies, principalmente os psitacídeos, assim com galliformes. O casal de harpias, cuja reprodução está sendo monitorada, apesar de já ter botado ovos, não tiveram sucesso no manejo, que continua sendo tentado.
Mais da metade dos animais em cativeiro, são oriundos de apreensões do Ibama e outros órgãos ambientais. Outra metade é oriunda da reprodução em cativeiro.
Além das aves, existe um viveiro de borboletas, e uma área de répteis com algumas espécies também oriundas de apreensões.
Durante todo o trajeto, existem guarda-parques disponíveis para dar informações ou explicar alguma dúvida dos visitantes. Além disso, eles cuidam para que os visitantes respeitem as regras, não alimentando os animais, nem causando maiores danos a eles. Nas áreas de mata abertas, podem ser observados diversas aves, que atraídas pela vocalização ou pela comida se aproximam dos grandes viveiros.
A trilha do parque possui uma extensão aproximada de um quilômetro, podendo ser realizada com bastante calma em algumas horas, para observar os diversos animais. Ao longo do trajeto existem sanitários, e lancherias, onde o visitante pode realizar refeições e matar a sede. Na área de saída, uma loja de souvenirs completa o equipamento.
Também na saída, onde existem alguns animais domesticados, é realizada uma campanha contra o tráfico de animais, pelos funcionários do parque.
O ingresso para brasileiros é de 24 reais, sendo que o visitante não tem tempo limite para a visita. O endereço é Avenida das Cataratas, km 17,1. O parque fica aberto das 8h30min até as 17 horas.
http://www.parquedasaves.com.br/pt/