Praia do Presídio e Iguape no Ceará

Situada a uma distância de 50km de Fortaleza, no município de Aquiraz, fica a Praia do Presídio e a vila de Iguape. De carro, a distância pode ser percorrida em aproximadamente uma hora, em estrada pavimentada de boa qualidade.

Mapa do Google maps, mostrando a região visitada

Fiquei hospedado no Hotel Donana, a poucos metros da foz do rio, o que facilitou bastante os deslocamentos em diversos horários. O hotel oferece conforto básico, com café da manhã, piscina e localização privilegiada.

Foto da foz desde o hotel Donana

Na região, de um manguezal, sai um pequeno riacho, que desemboca no mar. Conforme a maré do oceano, a correnteza flui em dois sentidos, enchendo ou vazando. Nesta área, em função da grande quantidade de alimento na areia, pousam bandos de trinta-réis e maçaricos.

Região visitada – riacho em direção ao mar

Uma área ainda com boa usabilidade, pois as duas praias não recebem fluxos de turistas muito grandes.

Concentrei minhas observações na desembocadura do rio, que sempre apresentava um bando de trinta-réis, além de maçaricos e outras aves .

Trinta-réis-miúdo

Como registros especiais, destaco o trinta-réis miúdo, o trinta-réis-pequeno,  o maçarico-rasteirinho, o maçarico-de-bico-torto, o maçarico-de-asa-branca, a batuíra-bicuda, o bentevizinho-de-penacho-vermelho.

trinta-réis-pequeno

Batuíra-bicuda

Para quem quiser observar estas espécies, o local oferece boas oportunidades, e tem uma bons bandos delas circulando. Vi um bando de maçaricos-de-bico-torto voando do mangue para a costa de aproximadamente 8 indivíduos. Outro dia, vi uma dupla de indivíduos se banhando na água do riacho.

praia presidio iguape

maçarico-de-bico-torto

maçarico-de-asa-branca

Como ponto negativo, a existência de muito lixo não degradável, cacos de vidro, e a circulação de veículos pela praia, afugentando e ferindo os animais da região.

batuíra-de-coleira

Trinta-réis-miúdo

maçarico-rasteirinho

Trinta-réis-pequeno

maçarico-rasteirinho

Vídeo com Maçarico-de-bico-torto e de asa-branca

 

 

 

 

 

 

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.