Carne de pastagens naturais ajuda a preservar as aves

Depois de anos de intenso trabalho, hoje é possível comprar carne com certificado de origem, que garante que o produto provém de pastagens naturais, sem o uso de farinhas ou hormônios para ganhar peso de forma não natural.

E quem pensa que esta garantia de qualidade implica em preços mais elevados, está enganado.

A Alianza del Pastizal é uma iniciativa mantida pela rede de entidades representantes da BirdLife International nos países onde é desenvolvida. No Brasil, a SAVE Brasil é a parceira nacional da BirdLife.

carne de pastagens naturais

Selo de conformidade

A Alianza de los Pastizales del Sur, engloba algumas regiões da Argentina, Paraguai, Uruguai e no Brasil especificamente o Rio Grande do Sul.

Alianza del pastizal

Bife amigo das aves

Carne certificada embalada

Entre as 12 espécies de aves ameaçadas que recebem naturalmente a proteção com a preservação dos campos, está o veste-amarela, símbolo do acordo. Também relacionadas o caboclinho-de-papo-branco, a noivinha-de-rabo-preto e o caboclinho-de-chapéu-cinzento.

Carne Ecológica

A preservação do campo nativo, hoje quase todo em mãos de particulares, é fundamental para manter o equilíbrio biológico, e a preservação de várias espécies de animais que se encontram ameaçadas de extinção, pela eliminação de seus fornecedores de alimentos e nidificação.

carne de pastagens naturais

Região da Alianza del Pastizal

No Rio Grande do Sul,  a Fundação Zoobotânica do RS participa da Mesa Diretiva da Alianza, dá suporte científico e institucional à iniciativa, cuja pesquisa e acompanhamento é indispensável para a manutenção dos objetivos.

Carne certificada

Diferentemente de muitos fornecedores, que desmatam a floresta amazônica para criar pastagens artificiais e nocivas, no Rio Grande do Sul temos um frigorífico que adotou a produção a partir de processos naturais, com o pasto nativo. Esta parceria foi fechada após um longo trabalho da Alianza com os produtores da região, que aderiram aos protocolos estabelecidos e conseguiram viabilizar toda a cadeia produtiva e de comercialização.

carne de pastagens naturais

Carnes da Marfrig com o selo da Alianza

Em Porto Alegre, a carne certificada pode ser encontrada nas lojas da rede Carrefour, sendo da marca Marfrig e possuem o selo de certificação, conforme selo da Aliança.

De 4 a 6 de novembro de 2016, haverá um encontro na província de Corrientes na Argentina, onde serão celebrados os 10 anos da Aliança del Pastizal. O tema do encontro será: “Pastizales del Plata: un futuro con toda su diversidad”.

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.