Santo Amaro da Imperatriz – Mata Atlântica

Em uma área de preservação ambiental de Mata Atlântica, fica o Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, em Santa Catarina, onde o birdwatching é uma das atrações ofertadas, com acompanhamento de biólogo nas saídas.

Santo Amaro da Imperatriz fica a 35 km de Florianópolis, acessível pela BR-282. É um pequeno município, com 72% da área de preservação ambiental. Faz parte da Serra do Tabuleiro de Santa Catarina.

Dentro da área do hotel, estão disponibilizados diversos comedouros para as aves, com oferta de frutas e também cereais. Nestes locais é possível observar saíras, sanhaçus e tiés em grande quantidade, sentado nos jardins do hotel. Em área anexa, pode se fazer uma incursão na mata, com guia do hotel, e observar outras espécies mais ariscas.

Como a área do hotel é protegida, não existem riscos de assaltos, e o hotel dispõe de toda a infraestrutura para o conforto dos observadores.

Existem dois locais para observação, dentro do hotel nos comedouros apropriados, e na mata. Nos comedouros se consegue um resultado melhor e mais rápido, entretanto as espécies são mais limitadas. Na mata, além dos riscos de acidentes, há pouca luz e as aves estão mais ocultas pela floresta.

O hotel disponibiliza também um pequeno folder com fotos das principais aves encontráveis na região, facilitando aos observadores a identificação. Um pequeno guia de observação de aves para principiantes também é ofertado aos usuários.

Abaixo disponibilizamos algumas fotos realizadas em uma saída rápida de poucas horas, mostrando o potencial do local.

http://www.plazahoteis.com.br/caldasimperatriz/br/

 

Algumas fotos do local:

Santo Amaro da Imperatriz Santo Amaro da Imperatriz IMG_ 702 IMG_ 695 IMG_ 679 IMG_ 651 IMG_ 622 IMG_ 610 IMG_ 599 IMG_ 598 IMG_ 594 IMG_ 592 IMG_ 563 IMG_ 561 IMG_ 559 IMG_ 552 IMG_ 551 IMG_ 549 IMG_ 546 IMG_ 506 IMG_ 501 IMG_ 489 IMG_ 470 IMG_ 466 IMG_ 452 IMG_ 444

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.