Veracel – uma reserva especial no sul da Bahia

 

A reserva Veracel fica situada entre os municípios de Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

Saindo de Porto Seguro pela BR-367, a 10km da sede do município de Porto Seguro, há uma placa sinalizando a entrada para a Veracel. Tomando uma estrada de terra, após 2km após sair do asfalto, há uma portaria da administração da reserva, onde os visitantes devem se identificar e assinar um termo de responsabilidade sobre os acidentes que possam ocorrer na reserva. Não custa lembrar que até onças ainda são registradas por lá, sem falar nas serpentes e outros animais.

Após o registro é fornecido ao visitante um mapa da reserva, e dadas algumas instruções. Iniciada a visita, fomos sendo seguidos e observados pelos guardas de segurança por bastante tempo, até que os mesmos se certificaram que nosso comportamento não parecia prejudicar o trabalho da reserva.

Composta por mais de 6.000 hectares de floresta ombrófila densa, chamada de Mata de Tabuleiro, a área tem ainda metade preservada com árvores centenárias, e outra metade reflorestada com essências nativas.

As estradas internas são boas nos primeiros quilômetros, mas a medida que se vai adentrando na área, as estradas ficam arenosas, com poças de água na época das chuvas.

Encontramos uma jararaca no meio da estrada, e por pouco, não nos atacou, pois andamos sempre olhando para cima, e não para o chão.

Além dela, encontramos uma irara, que pareceu bem amistosa, embora cuidamos para manter a distância que um animal selvagem merece.

As aves são encontradas em grande quantidade, psitacídeos em bandos, outras sozinhas ou em casais.

Na parte da manhã, na sombra a temperatura é agradável, mas a medida que o tempo passa, o calor é bastante forte. Não há nenhum ponto de venda de bebidas ou lanches na região, portanto é bom levar tudo para ficar um tempo maior.

Nos anexos, algumas aves que conseguimos fotografar dentro da reserva, sendo uma pequena parte do que existe no local.

 

http://www.veracel.com.br/pt/ResponsabilidadeSocioambiental/MeioAmbiente.aspx

 

Veracel

Trilha interna na VERACEL

IMG_6228

Placas indicativas dentro da reserva VERACEL

IMG_5902

cabeça-encarnada

IMG_5893

saí-azul

IMG_5870

saí-andorinha

IMG_5855

anambé-de-asa-branca

IMG_5839

urubuzinho

IMG_5796

surucuá-de-barriga-amarela

IMG_5769

rendeira

IMG_5632

suiriri

IMG_5621

trilha dentro da reserva VERACEL

IMG_5615

vista da mata na reserva

IMG_5603

Jararaca no meio da estrada

IMG_5596

saí-azul

IMG_5593

cabeça-branca

IMG_5583

choca-de-sooretama

IMG_5579

placa instrutiva

IMG_5577

alma-de-gato

IMG_5570

furriel

 

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 15 de março de 2023

    […] O certo é que estivemos esteve pela segunda vez em Porto Seguro no final de janeiro e começo de fevereiro deste ano de 2023. A primeira foi em agosto de 2014, quando dedicamos dois dias para observar aves na Reserva Estação Veracel. O primeiro dia foi muito bom, mas muitos pássaros não se mostraram, apenas cantaram, então retornamos uma segunda vez. Veja o que Gilberto Sander Müller escreveu sobre a experiência clicando neste link. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.