Aves Pelágicas em Torres, RS

Aves Pelágicas – como observá-las em Torres RS:

O grupo de observadores de aves do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre, participa semestralmente de saídas promovidas pelas disciplinas dos cursos de biologia das universidades do Rio Grande do Sul, com objetivo de conhecer as aves pelágicas.

As saídas são realizadas em sua maioria do Rio Mampituba, na Praia de Torres, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina. Ao sair da barra do rio, o primeiro ponto de parada é na Ilha dos Lobos, onde lobos-marinhos e outros animais podem ser observados. Deste ponto, se segue em direção ao mar aberto.

As aves pelágicas, que vivem exclusivamente sobre os oceanos, e normalmente só voltam ao continente para reprodução, exigem para sua observação, que os interessados entrem mar a dentro, local onde elas passam sua vida. Assim, para conhecê-las, é necessário navegar em alto mar, e levar alguns peixes para atraí-las. Nestas viagens sempre são levadas barricas com sobras de peixes congeladas, que são atiradas espaçadamente ao mar, para atrair as aves.

Perto da costa podem ser encontradas algumas espécies que também vivem na terra, como as gaivotas, os biguás e outros. Mas os destaques são os albatrozes e os atobás. Também se enxergam frequentemente outros animais, como lobos-marinhos, baleias, etc.

Tirando a necessidade de viajar embarcado, o que muitas vezes trás enjoo aos interessados, em mar aberto a iluminação é boa, mas deve-se considerar também que o barco se move ao sabor das ondas, dificultando um pouco a fotografia. É importante escolher um dia de mar calmo, para facilitar a tarefa de registro.

Em geral, a 5 milhas náuticas da costa já se encontram diversas espécies, o que torna a viagem curta e relativamente rápida.

É uma experiência interessante, até pelo inusitado das espécies, e de um meio-ambiente diverso do habitual.

Recomendamos embarcar prevenidos contra enjoos, pois depois de mareados, os passageiros dificilmente se recuperam na viagem curta.

http://pt.slideshare.net/avistar2011/aves-pelgicas-por-fbio-olmos

    IMG_8594 IMG_8588 Torres RS IMG_8579 IMG_8573 IMG_8570 IMG_8565 IMG_8557 IMG_8549 IMG_8539 Torres RS IMG_8485 IMG_8476 IMG_8464 IMG_8438 Torres RS Torres RS Torres RS IMG_8350 IMG_8347

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.