No Parador  Casa da Montanha, uma opção é o birdwatching

parador casa da montanha

Diversas aves no comedouro

Parador Casa da Montanha é um bom lugar para observar pássaros

O município de Cambará do Sul, no nordeste do Rio Grande do Sul, tem vários atrativos naturais, entre eles os famosos cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza. É uma região de grande altitude, em média 900 metros, o que faz com que a biodiversidade seja diferente das regiões do Pampa.

parador casa da montanha

Vira-bosta no comedor

Perto do Itaimbezinho, um dos estabelecimentos de hospedagem, é o Parador Casa da Montanha, um estabelecimento onde os quartos são barracas témicamente isolantes, e o cliente fica praticamente “acampando” na área.

parador casa da montanha

Vira-bosta no jardim

Vira-bosta no jardim

Junto ao conjunto, que tem a sede do empreendimento construída em pedra, com restaurante e sala de convivência, existe uma pequena reserva de mata de araucária e outras essências, onde é possível encontrar diversos animais.

Estivemos durante um fim-de-semana no local, e pudemos apreciar tanto os pássaros que vem aos comedouros perto do hotel, como diversas espécies nas árvores da mata adjacente.

Junto ao Parador, as aves vem comer nos comedouros

Junto ao Parador, as aves vem comer nos comedouros

Algumas espécies endêmicas da região, como o grimpeiro e grimpeirinho, são facilmente encontradas nas araucárias, que é a árvore que lhes dá o alimento.

Marreca-pardinha, comum em lagos da região

Marreca-pardinha, comum em lagos da região

Birdwatching no município de Cambará do Sul

Pica-pau-do-campo ave encontrada facilmente nas pradarias

Pica-pau-do-campo ave encontrada facilmente nas pradarias

Além do Parador Casa da Montanha, a região dos Cânions é muito rica em espécies que somente são encontradas em altitudes, por isso não são encontradas na região sul do estado.

Curicaca, ave típica da região serrana

Curicaca, ave típica da região serrana

Como existem muitas nascentes e lagos, a atração de pássaros para estes locais é permanente, permitindo observá-los com facilidade, dado que esta região, tem muitas áreas não cobertas por florestas, mas sim pelos campos de cima da serra.

Maria-preta-de-penacho - ave de regiões altas

Maria-preta-de-penacho – ave de regiões altas

A área dos cânions, principalmente o Itaimbezinho, que fica próximo ao Parados, é bem organizada, com trilhas e mapas indicativos dos principais atrativos do local. Nesta região, nos pequenos nichos de arborização, também se encontram diversas espécies de aves, típicas da região, como a gralha-azul, com sua vocalização estridente e geralmente em bandos.

Seriema, tem um canto assustador

Seriema, tem um canto assustador 

http://www.paradorcasadamontanha.com.br

gsmuller

Com formação em engenharia elétrica, sou observador e fotógrafo amador de aves. Participo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre -RS.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.